sábado, 21 de janeiro de 2012

Maus hábitos alimentares podem danificar os cabelos

Desequilíbrio do organismo pode causar até queda dos fios


Fazer dietas alimentares com o intuito de emagrecer só vale a pena se as restrições não forem tão grandes a ponto de desequilibrarem o organismo. Entre vários problemas de saúde, uma alimentação inadequada pode causar perda de cabelo, além de deixar os fios opacos, quebradiços, ressecados e com pontas duplas. "O importante é ter hábitos alimentares saudáveis e sempre consumir itens com proteínas, vitaminas e minerais, que ajudam no crescimento saudável dos fios, evitam a queda, fortalecem os fios e barram a perda de brilho", explica a nutricionista Michelle Cassiano.

A especialista dá algumas dicas de alimentos que colaboram com a saúde dos cabelos. Banana, melancia, uva e ameixa são importantes, pois têm vitamina B6. Mamão, melão, grãos e cereais integrais ajudam também por conter vitaminas do complexo B.

As proteínas estão presentes em iogurtes, carnes, frangos, peixes e leites à base de soja. Já zinco, ferro e outros minerais que previnem a queda são encontrados em itens como fígado, feijão, atum e lentilha. Nozes, cenoura e folhas verde escuras também contribuem para a construção das fibras capilares.

Os alimentos devem ser consumidos em cinco ou seis refeições por dia. "Evite ainda comidas gordurosas e bebidas alcoólicas", recomenda a nutricionista. A ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres, que promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. "Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos. Além disso, o álcool, por si só, desgasta o organismo, já que exige um esforço maior para metabolização do etanol. O cansaço do metabolismo é um dos fatores que podem levar à queda capilar", alerta o dermatologista Ademir Junior.

O consumo de bastante água também é essencial. "Não apenas para saúde dos cabelos, como para todo o corpo, é preciso beber pelo menos dois litros de água por dia. Isso porque os líquidos hidratam, controlam a temperatura do organismo, transportam nutrientes, eliminam toxinas e repõem energias", diz a nutricionista. A ingestão de sucos e chás também é indicada.

O cabeleireiro Gennaro Preite ressalta que o cabelo também sofre as consequências das mudanças metabólicas e precisa se alimentar. "Regimes fora de controle podem prejudicar um dos pontos mais importantes da vaidade feminina: o cabelo. Então, antes de começar uma dieta maluca, procure um especialista que avaliará seu caso", aconselha.

Fonte: www.minhavida.com.br

4 comentários:

  1. Amei o seu blog *_* seguindo :) estou começando um de moda e etc...agradeço se der uma olhada http://happysweets2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, muito importante mesmo se alimentar bem ! o único ruim para mim é que não bebo muita água, o bom é que não vejo isso prejudicando meu cabelo.

    www.julianaleiteg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu super precisava ler um post desses! Meus cabelos caem aos montes, e ficava pensando o pq disso. Vou começar a observar meus habitos alimentares, quem sabe resolvo isso né!

    bjks fofa!
    seguindo tbm *--*

    Blog Variedades & Afinidades

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do post.
    estou a seguir e gostaria que tambem seguisses.
    beijo
    http://mysimplelife10.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...